07 março 2015

[POST BÔNUS] Ser Mochileiro

Olá você, eu sei que disse anteriormente que não postaria nada nos fins de semana. Mas como eu não tenho nada pra fazer mesmo e sinto que esse é um assunto que gostaria de falar sobre, resolvi fazer um post bônus pra vocês meus amados, as vezes me dá essa crise de generosidade, mas não é sempre, ok? Haha. Então, o assunto que eu gostaria de discutir é o tal do "Mochileiro":

Ser Mochileiro

Com certeza você já pensou em tocar o FODA-SE em viajar pelo mundo, encher uma mochila com suas roupas, comida, dinheiro, e ir embora pra onde seu coração quisesse não é mesmo? Mas as pessoas realistas sabem muito bem que não dá pra se manter só com seus sonhos, infelizmente. Embora seja uma ideia muito legal, é meio cara a longo prazo, fora que você tem que se preocupar com os idiomas dos países aos quais se tem que passar, o câmbio da moeda do seu país materno para com o desejado, lugares para dormir, comida nos dias que se seguirão, como atravessar o Oceano sem ter um barco próprio, como ganhar mais dinheiro, etc etc etc....................................................................
Calma lá, não precisa ir tão fundo, afinal o espírito de uma viagem ao redor do mundo é NUNCA planejar demais, embora se jogar num precipício sem ter ao menos algumas certezas nunca é uma boa ideia, então ter sempre um ancoradouro é fundamental pra quem deseja embarcar nessa volta ao mundo. Primeiramente, viajar a pé SEMPRE nunca é uma boa pedida, se você realmente quer chegar longe, tenha um meio de transporte base, como uma bicicleta, caso você não vá levar muita coisa, ou um Carro caso pretenda ter um mínimo de luxo possível da sua antiga vida, enfim, escolha o que mais lhe convier.

Ter um fundo de garantia é sempre muito bom para ocasiões de emergência, afinal ser pego de calças curtas nunca é bom. Quanto aos lugares pra dormir, já existem algumas paradas em alguns lugares que permitem que transeuntes durmam de graça e as vezes até oferecem comida aos hóspedes, mas nem sempre você terá essa sorte de encontrar esse tipo de lugar sozinho; o jeito é ser muito sociável, engolir a timidez e sair pedindo informação para os habitantes locais (tenha em mente dominar o Inglês primariamente para que possa garantir um mínimo de comunicação, afinal por enquanto essa é a língua mundial, e a chance de encontrar alguém que saiba um pouco de inglês não é tão baixa quanto outras opções).
Você verá que ao longo da sua "caminhada" vai poder aproveitar experiências únicas que para algumas pessoas só poderiam ser experienciadas depois que vissem o choque de realidade do mundo, como ser voluntário em causa sociais, ajudar pessoas enfermas, ajudar no resgate de animais que fugiram de reservas, enfim, N possibilidades de novas experiências gratificantes que infelizmente não vou saber citar, afinal não sou mochileiro ainda HAHAHA. Você também vai acabar percebendo que pode viver um modo de vida mais simples do que pensava, e que não vai ter que gastar tanto assim, além do mais, muitos lugares oferecem empregos temporários para quem estiver passando, o que é uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro quando se está no aperto, ou garantir subsídio posterior. Então nada de moleza e mãos à obra.

Você também não precisa querer saindo pelo mundo na sua primeira viagem, pode fazer um teste e percorrer uma distância bem menor, o que pode abrir a possibilidade para ir a pé ou de bicicleta e levar bem menos coisas, e ainda assim, aproveitar novas experiências e paisagens que nunca pensou que veria na sua vidinha de escritório.

Acima de tudo se mantenha informadíssimo antes de viajar, tente pesquisar sobre os locais que pretende visitar e onde quer ir, faça uma busca sobre preconceito com estrangeiros, hospitalidade local, se é barato ou não, saber o que se está fazendo é de suma importância para que sua viagem dê certo. Lembre também de, se possível, documentar com vídeos e fotos sua viagem, afinal essa é uma das belezas de se mochilar pelo mundo, mostrar aos outros o que muitos sonhos e poucas coisas juntos podem fazer.
Links que salvam:
  1. As 116 cidades mais baratas para se Mochilar (2013)
  2. Filmes para ajudar seu Mochilão
  3. Como viajar três meses pela Europa sem dinheiro
  4. [Bônus] On The Road - por Jack Kerouac
Bem, espero que este texto lhe tenha sido ao menos um pouco útil, espero que ele lhe inspire em sua jornada pelo mundo e que você tenha muitas belezas ainda não vistas pra me mostrar quando voltar. Aos que pretendem mochilar, deixo minha humilde bênção, espero que tudo dê certo nessas suas vidas agitadas, enfim, acima de tudo BOA SORTE.
Abraços,
M