25 março 2015

Zephyranthes Sylvestris, a Rainha da Seca

Olá você, não posso lhe dizer o quanto fiquei surpreso ao ouvir tais palavras do meu Lótus do Deserto "Minha vida é preta e branca, e eu tenho a impressão de que nunca serei feliz", não sabes tu o quanto meu coração doeu ao ouvir isso. Sabe, isso me deu a impressão de que por mais que ela se esforçasse, nunca chegaria à real felicidade, e acho que ela, que já provou das gotas da miséria, merece acima de tudo a felicidade extrema. Espero que minhas palavras sejam absorvidas pelo universo, e que essa corrente traga o que ela tanto necessita. Como apoio me uso do nome científico de uma flor muito peculiar, que em meio à desgraça sertaneja, floresce a mais bela...

Zephyranthes Sylvestris, a Rainha da Seca

Me despi das desesperanças passadas
Fechei meus olhos para o caos que me cercava
E esperei até que algo acontecesse

Esperei tempo -tic tac - que não passava
Horas, dias, meses, anos, décadas, séculos
O Sol girou tantas vezes sob a minha cabeça
Que pensei que estivesse delirando e enlouquecendo

E o gotejar do tempo um dia fez todo o sentido
E me presenteou com uma coroa de pétalas,
E alongou minhas belezas até a alteza das nuvens
E pronunciou meu nome pelo chão do céu
Como raízes infinitas anunciando-me...

Nutrindo meu lar, fui mãe de novas Magnólias,
Rainha de várias primaveras que se passaram
Então definhei, sempre bela até na morte
E meu último suspiro carregou meu legado
Que com o vento, foi recomeçar meu paraíso
Em outro lugar que de mim precisasse
A Desconhecida

OBS: Para quem, como eu antes de fazer esse poema, não conhece, Zephyranthes Sylvestris é uma espécie de Lírio-da-chuva, que cresce no Nordestes brasileiro, popularmente conhecida como Cebola de Calango, crescem somente sob influência de um clima semi-árido, temperaturas altas, e caatinga. Uma verdadeira Rosa entre os espinheiros. Bela de se ver :D